Digitalização de Documentos, Desenhos e Projetos

Digitalização de Documentos, Plantas, Mapas e Grandes Formatos

Principal Compre seu Plotter aqui Digitalização de Documentos, GED, Scanneamento - Saiba tudo sobre Digitalização de Documentos e de Desenhos de Engenharia Scanners de grande formato Vetorização de documentos Receba nossa newsletter Veja nossa participação em feiras Entre em contato conosco

 

AJS Buscador de Cartuchos de Plotter

Saiba quais os cartuchos,  cabeçotes e Suprimentos do seu Plotter e compre na loja da AJS. Despachamos para todo Brasil:

 

O que é um Plotter?

 

Serviços:

. Digitalização de Documentos

. Vetorização

 

Plotters HP®
Encontre um plotter que atenda às suas necessidades:

- Impressão digital
  .Plotter HP L28500
  .Plotter HP L26500
- Plotagem técnica
  .Plotter HP T2500 
  .Plotter HP T1500
  .Plotter HP T920
  .Plotter HP T520
- Grandes Volumes
  .Plotter HP T7100

- Geoprocessamento
  .Plotter HP Z6200

- Fotográficas
  .Plotter HP Z5400
  .Plotter HP Z5200
  .Plotter HP Z3200
  .Plotter HP Z2100
- Formato A1
  .Plotter HP T520 A1
- veja todos aqui!
- modelos antigos
 

Scanners de Grande
Formato
  .HP T2500 eMFP 
  .HP Scanner HD
  .HP T1200 HD mfp

 

Loja Virtual
loja online AJS compre seus Cartuchos de Tinta HP Originais e Cabeçotes de Impressão para Plotter

compre Cartuchos
e cabeçotes
para os
modelos atuais e
antigos de Plotters.

 

Precisa de Grandes Quantidades de Cartuchos de Tinta HP Originais? Consute-nos sobre Faturamento direto do Distribuidor com Preços muito competitivos

 

AJS nas Redes Sociais

Conheça nosso blog da Digitalização de Documentos e Desenhos de Engenharia

Acompanhe a AJS no Twitter

Siga o Facebook da AJS e fique por dentro das Novidades em Digitalização de Documentos e Grandes Formatos

 

Quem somos
sobre a AJS

 

Como chegar

 

 

 

 

20 Perguntas mais freqüentes sobre Digitalização de Documentos:

1) O que é exatamente uma imagem raster ou Digitalização?
2) Sempre que ouço algo sobre Digitalização ouço também o termo
     RESOLUÇÃO. O que é Resolução?
3) Uma resolução melhor produz um arquivo maior ?
4) Como eu posso usar um arquivo Digitalizado?
5) Como eu posso editar um arquivo digitalizado?
6) Posso usar um arquivo digitalizado em conjunto com meu software de CAD?
7) Qual a vantagem de se usar arquivos digitalizados em desenhos de CAD?
8) De que outras formas eu posso usar uma Digitalização?
9) E se eu tiver uma foto preto e branca e quiser usá-la?
10) Posso usar uma Digitalização de uma foto em tons de cinza com
       meu software de CAD?
11) Posso usar mais de uma foto em um mesmo arquivo CAD?
12) E quanto a Digitalização de originais coloridos?
13) Qual o tamanho aproximado do meu arquivo Digitalizado?
14) Para fins técnicos, existe alguma norma para Digitalização de Documentos? Novo!!!
15) Os documentos eletrônicos podem ter validade jurídica? Novo!!!
16) Quanto tempo a AJS leva para fazer uma Digitalização de um original?
17) Todos os plotter e impressoras podem imprimir arquivos Digitalizados?
18) Em quais os tipos de mídia a AJS pode retornar os arquivos Digitalizados?
19) Quanto Custa o serviço de Digitalização de Documentos na AJS?
20) Quais outros serviços a AJS oferece?
    
1) O que é exatamente uma imagem raster ou Digitalização?

Uma imagem raster, ou Digitalização, é uma representação digital de um documento original, feita de uma série de pontos (dots em Inglês) , ou pixels, tecnicamente falando. O tipo mais comum de Digitalização ou scanneamento é o BINÁRIO. Em um arquivo binário, cada pixel pode ser branco ou preto (on ou off). Os pixel são agrupados em linhas e colunas que compõe a representação visual de um documento.

Digitalização de documentos

volta ao topo

 

2) Sempre que ouço algo sobre Digitalização de Documentos ouço também o termo RESOLUÇÃO. O que é Resolução?

Acima, falamos sobre pontos (dots), pixels, linhas e colunas. Resolução é o número de pontos capturados em cada polegada (25,4 mm) do documento. A resolução pode, virtualmente ser qualquer uma mas em geral são utilizadas resoluções de 200 DPI (dots per inch, ou seja 200 pontos por polegada), 400 DPI e 500 DPI. Quanto maior a resolução, maior será o nível de detalhes capturados do original e mais perfeitas as imagens aparecerão. Uma Digitalização de 400 DPI significa que em cada polegada existem 400 pontos em ambas as direções ou 160.000 pontos (400 x 400) por polegada quadrada. Uma Digitalização de 200 DPI terá 40.000 pontos (200 x 200) na mesma polegada quadrada. Para produzir os melhores resultados a equipe da AJS avalia as condições do original, a utilização do arquivo resultante, o nível de detalhes exigidos, entre outros fatores para determinar a melhor resolução.

volta ao topo

 

3) Uma resolução melhor produz um arquivo maior ?

Certamente. Em uma Digitalização BINÁRIA é necessário 1 bit de dado para cada ponto (pixel). Utilizando o exemplo da pergunta 2, em uma Digitalização de 400 DPI serão necessários 160.000 bits de dados para cada polegada quadrada do documento, enquanto uma Digitalização de 200 DPI necessitará de 40.000 bits, ou seja, um arquivo com resolução de 400 DPI é 4 vezes maior que o mesmo arquivo Digitalização a 200 DPI. Estes são os tamanhos para arquivos descompactados. Em geral, Digitalizações  são gravadas em formatos comprimidos como o TIFF grupo 4. Os algoritmos de compressão podem reduzir o tamanho do arquivo em até 90 %, dependendo do tipo de Digitalização.

volta ao topo

 

4) Como eu posso usar um arquivo Digitalizado (raster)?

Um arquivo Digitalizado é essencialmente uma fotografia digital. Ele pode ser armazenado em disco ou em CD, pode ser recuperado para visualização ou plotagem e, com softwares apropriados, pode também ser editado.

volta ao topo

 

5) Como eu posso editar um arquivo digitalizado (raster)?

Usualmente é necessário a utilização de softwares especial para edição de arquivos raster. O tipo de serviço no qual o arquivo Digitalizado será utilizado é que determinará qual software será utilizado. Para serviços gráficos e desktop publishing softwares da Adobe (r) e/ou Corel(r). Para a área de engenharia você pode utilizar softwares da Autodesk(r) ou Bentley

Nas figuras abaixo temos um arquivo Digitalizado antes e depois da edição. Foram removidos vários detalhes do original para aproveitamento como base para um novo desenho em CAD

Digitalização de documentos
Imagem original

Digitalização de documentos
Imagem raster depois da edição

volta ao topo

 

6) Posso usar um arquivo Digitalizado em conjunto com meu software de CAD ?

Sim. Softwares como o Autodesk Raster Desing e o ProVec lhe possibilitam, entre outras centenas de facilidades, editar, redimensionar, cortar, imprimir, "limpar" o arquivo digitalizado, criar detalhes com partes do desenho e até mesmo produzir um arquivo híbrido CAD-RASTER com seu arquivo digital.

volta ao topo

 

7) Qual a vantagem de se usar arquivos digitalizado em desenhos de CAD ?

Arquivos Digitalizados podem ser uma valiosa ferramenta na preparação de desenhos CAD. Por exemplo, você pode utilizar uma imagem digitalizada de uma planta baixa e então utilizar um software de CAD como o AutoCAD para adicionar ou alterar uma parte do desenho utilizando vetores.
Arquitetos podem inserir uma imagem digitalizada com o logotipo do cliente no projeto de uma fachada da loja economizando horas de desenho. Esta técnica produz o que chamamos de arquivo HÍBRIDO. Quando arquivos híbridos são plottados, dependendo da resolução da imagem digitalizada, fica difícil distinguir o que é imagem e o que é vetor.

Digitalização de documentos
Uma planta baixa HÍBRIDA

volta ao topo

 

8) De que outras formas eu posso usar uma imagem digitalizada?

Uma das maiores utilizações de arquivos e/ou imagens digitalizadas é na conversão de acervos em papel para arquivos eletrônicos, criando uma biblioteca eletrônica. Você pode classificar as Digitalizações em um banco de dados e então usar um bom software de Gerenciamento de Documentos como o AJS-Archimedes ou o seu software de visualização preferido para encontrar, recuperar, visualizar e imprimir os arquivos.

Algumas empresas inserem cada imagem digitalizada em um arquivo de apresentação personalizado contendo o selo da empresa e borda utilizando o AutoCAD (tecnicamente, no arquivo CAD é feita uma referência a imagem digitalizada). Quando este arquivo de apresentação é aberto, a imagem digitalizada associada é imediatamente carregado, como um arquivo de referência.

volta ao topo

 

9) E se eu tiver uma foto preto e branca e quiser usá-la ?

Fotografias em branco e preto são Digitalizada no que é chamado Escalas de Cinza (grayscale). Este arquivo é bem maior do que o arquivo BINÁRIO (P&B) porque ele requer 8 bits de por ponto (pixel) para definir os diferentes tonalidades de cinza. Existe ainda um arquivo que requer apenas 4 bits por ponto (pixel) para definir as tonalidades cinza. Com 8 bits por ponto pode-se tem até 256 tonalidades de cinza enquanto que com 4 bits por ponto pode-se ter apenas 16 tonalidades de cinza. O arquivo com 8 bits por ponto é uma representação bem mais detalhada do original. Este tipo de Digitalização é geralmente utilizado em fotos de levantamento aéreo.

volta ao topo

 

10) Posso usar uma Digitalização de uma foto em tons de cinza com meu software de CAD ?

O AutoCAD proporciona um excelente meio de se trabalhar com fotos em tons de cinza. Você poderá definir em que layer a imagem digitalizada  ficará e fazer transformações (mover, redimensionar, girar e duplicar) à imagem dentro do AutoCAD. Softwares como este, proporcionam, dentre outras facilidades, uma série de ferramentas de ajuste para corrigir geometricamente a digitalização e os desenhos em CAD (vetores) dentro de um dado sistema de coordenadas.

Fotos em tons de cinza proporcionam uma excelente técnica para renovação ou adição de uma nova construção a uma estrutura já existente. Ao invés de desenhar as construções existentes, tire uma foto e a utilize no AutoCAD como base para o seu desenho, inserindo a nova construção como elementos do CAD. Está técnica vem sendo utilizada com sucesso por todas as disciplinas.
Digitalização de documentos

volta ao topo

 

11) Posso usar mais de uma foto em um mesmo arquivo CAD.

Sim, o número de imagens digitalizadas em um desenho é limitado pela capacidade do seu equipamento. Pode-se trabalhar com digitalizações em P&B, escalas de cinza e coloridos, mesmos em diferentes resoluções, simultaneamente com uma velocidade de visualização e edição incrivelmente rápidas, mesmos com arquivos enormes.

volta ao topo

 

12) E quanto a Digitalização de originais coloridos?

É possível trabalhar com digitalizações de originais coloridos sem problema, limitado à capacidade de armazenamento do seu computador. Digitalizações de originais coloridos geram arquivos muito grandes que as vezes são difíceis de se trabalhar. Estes arquivos são geralmente gravados em formato JPEG.
Foto Aérea

volta ao topo

 

13) Qual o tamanho aproximado do meu arquivo digitalizado?

A tabela a seguir o ajudará a calcular o tamanho de sua digitalização  descompactado. Basicamente, calculamos o número de bits e dividimos por 8 que é o número de bits em um byte. Para obter o valor em kB, lembre-se que 1 kB = 1024 bytes.

Como exemplo, um original de 4" x 4" digitalizado com resolução de 200 DPI (40.000 pontos por polegada quadrada) produzirá um arquivo de cerca de:

– 80 kB, em P&B
– 640 kB , em escala de cinza ou em cores com 8 bits para definição de cor
– 1920 k, em cores com 24 bits para definição de cor

Tipo de
Digitalização
Exemplos Cálculo Resultado
1 bit Desenhos em P&B e textos (Altura x Comprim. x Resolução) =
                       8
Tamanho do arquivo (descom-
pactado)
8 bit Fotos em tons de Cinza e coloridas (Altura x Comprim. x Resolução x 8 ) =
                       8
24 bit Fotos em milhões de cores (Altura x Comprim. x Resolução x 24 ) =
                       8
volta ao topo

 

14) Para fins técnicos, existe alguma norma para Digitalização de Documentos?

Existem normas internacionais, que seguimos fielmente, para:
- Uso e aferição de Digitalizadores/Scanners;
- Aprovação de qualidade dos lotes de imagem produzidos;

Consulte a AJS para maiores detalhes.

volta ao topo

 

15) Os documentos eletrônicos podem ter validade jurídica?

A Medida Provisória 2.200-2 de 24/08/2001 tornou possível a geração, utilização e guarda de documentos eletrônicos com validade jurídica, dispensando-se assim os originais em meio físico.

Por favor, consulte a AJS para maiores informações.

volta ao topo

 

16) Quanto tempo a AJS leva para digitalizar um original?

A AJS está capacitada a digitalizar entre 500 e 700 formatos AO por dia. Cerca de 90% das solicitação são atendidas no mesmo dia em que são recebidas e despachadas para todo o Brasil.

volta ao topo

 

17) Todos os plotter e impressoras podem imprimir arquivos Digitalizados?

Sim. Inclusive com o AutoCAD que a partir da versão 14 também pode utilizar a impressora padrão do Windows. Isto porque alguns drivers de plotter do AutoCAD (drivers ADI) não conseguem imprimir imagens digitalizadas. Neste caso, basta utilizar o driver "Default system printer" para imprimir sua digitalização ou arquivo HÍBRIDO pelo AutoCAD.

volta ao topo

 

18) Em quais os tipos de mídia a AJS pode retornar os arquivos digitalizados?

Para atendimento aos nosso cliente em todo o Brasil nossa mídia padrão são CD-ROM’s padrão ISSO-9660. Também podemos fornecer arquivos digitalizados em CD-ROM’s no padrão JOILET (com nomes de arquivos longos), ZIP-DRIVE, Fitas Colorado e Fitas DAT.
Pequenas quantidade podem ser enviadas pelo correio para a AJS que devolverá o arquivo ao cliente por e-mail.

volta ao topo

 

19) Quanto Custa o serviço de Digitalização de Documentos na AJS ?

Uma Digitalização típica de um formato A0 com resolução de 300 DPI custará R$ 11,00 por folha em quantidades abaixo de 100 folhas. Este preço inclui o serviço de Digitalização mais a mídia. O frete é por conta do cliente. Para quantidades maiores e outras resoluções, por favor, ligue (031) 3291-9600 para uma cotação.

volta ao topo

 

20) Quais outros serviços a AJS oferece?

Além de um serviço de Digitalização do Documentos especializado para áreas de engenharia e arquitetura a AJS presta serviços de vetorização, é  Revenda Certificada de Plotters HPâ. Estamos aptos a fornecer uma solução completa de automação de projetos para sua empresa ou departamento de engenharia e documentação. Entre em contato agora ou ligue (31) 3291-9600.

volta ao topo

 

PLOTTER HP
em até 18x
Plotter HP T120 em até 18x falicitados! Entre já em contato conosco!
 
Plotter HP T520 em até 18x falicitados! Entre já em contato conosco!
 
Multifuncional-Plotter HP T830 em até 18x falicitados! Entre já em contato conosco!
 
Multifuncional-Plotter HP T2530 em até 18x falicitados! Entre já em contato conosco!
 
* Pagamento facilitado via CDC/Santander: 30% de entrada + 18x.Taxa de Juros de até 2,71%; Valor mínimo R$ 2.000,00. Válido até 31/05/2017 ou enquanto durarem os estoques
 
 
 
Copyright © 1999-2017 AJS Engenharia e Informática Ltda